Ir para conteúdo

Jean-Jacques Perrey move ação judicial contra Chespirito


Anri

Recommended Posts

O Gordo e o Magro já entrou em domínio. Provavelmente ainda não havia entrado quando CHespirito gravou os quadros. Eu não sei bem como funciona a lei nos EUA, uma vez que alguns itens mais antigos ainda tem direitos vigentes e, outros mais recentes caíram em domínio. Um dos itens mais estranhos é o Pica-Pau, cujo único episódio a cair em domínio foi "Pânico na Cozinha". Nenhum outro episódio feito antes ou depois dele já encontra-se na mesma situação.

Link para o comentário
  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Fly

    5

  • Tony Nelson

    5

  • gberriel

    4

  • Lucas Fernando

    4

Usuários que mais postaram nesse tópico

Os direitos autorais duram por setenta anos contados de 1° de janeiro do ano subseqüente ao falecimento do autor. Além das obras em que o prazo de proteção aos direitos excedeu, pertencem ao domínio público também: as de autores falecidos que não tenham deixado sucessores; as de autor desconhecido, ressalvada a proteção legal aos conhecimentos étnicos e tradicionais.

Explicação que um advogado me deu em uma entrevista recente e que parece ser básica para tudo, pois achei na época uma igual até no Yahoo Respostas.

Mas só para servir de exemplo: Se na época que Chespirito filmou "O Gordo e o Madro" a produção original ainda não era de domínio público os herdeiros ainda podem processar ele (e a Televisa, que foi a produtora) pelo uso indevido e pedir uma indenização, mesmo que hoje a obra já seja pública.

Uma discussão forte atualmente é que em poucos anos vários personagens importantes (como os criados por Walt Disney e Ozamu Tezuka) cairão em domínio público.

Recentemente músicas dos compositores Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Sinhô e Noel Rosa cairam em domínio público no Brasil.

Link para o comentário

Daqui a pouco aparece a familia do Max Steiner (compositor do tema de E o vento levou, utilizada no Brasil na cena do Professor Linguiça e da Velha Carcumida) para reivindicar seus direitos...

Realmente não entendo esse povo. Depois de anos e anos decidem entrar com uma ação como essa. De fato a televisão era diferente quanto aos direitos autorais anos atrás. Mas agora ficar remoendo o passado só para ganhar uns trocados (veja bem: na época que o seriado foi feito, praticamente não se comentava essa história de direitos autorais).

Link para o comentário

Eu andei pensando...

Que milagre!

Esse négocio de professo me lembra quando eu vi acho que foi no comerço 2008 na Tv que tinha uma autora(acho)que tava processando a autora de Harry Potter por plagio,não me lembro porque,mas pareçe que o processo não foi a frente pq não falam mais disso.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. E.R
      286

      Fórmula 1

    2. E.R
      507

      Um Maluco no Pedaço

    3. Jaciinto
      3849

      DESENHOS ANIMADOS

    4. E.R
      135

      X / TWITTER

    5. Chispirito - by Tatá Guarnieri
      767

      FAMOSOS

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...