Ir para conteúdo

Relato de Nélio Jr

chaves_007

Recommended Posts

Uma das maiores emoções que tive na tevê, definitivamente, foi entrevistar a Chiquinha.

Na época, eu trabalhava no Falando Francamente que tinha, entre tantas atrações, um quadro especial para falar das atrações do SBT (emissora em que o programa era transmitido).

E na grade, claro, o Chaves era o que continua sendo até hoje: um curinga na programação, capaz de bater inacreditáveis recordes de audiência, mesmo já tendo sido reprisado tantas e tantas vezes.

A idéia da viagem foi comunicada pelo Thiago Marocci – um dos produtores mais competentes com quem já trabalhei. A missão era complexa: entrevistar um grande número de artistas mexicanos, em apenas 15 dias.

Pra isso, viajamos em uma boa equipe. O diretor Elias Abrão, Jorge na câmera, Thiago (o próprio!) e eu. Seguimos.

A viagem foi tranquila, pela Aeroméxico. Ainda não estava habituado a viagens internacionais, e imaginei que as quase nove horas que nos separavam da Cidade do México seriam cansativas. Não foram!

Uma viagem sossegada, ficamos num hotel bem legal e preparamos a nossa rota de trabalho. Elias orientou como queria as matérias, Thiago já estava com tudo marcado e eu ali, achando inusitado estar no México e falar com aquelas super estrelas que eu simplesmente NÃO CONHECIA!

Sim... eu simplesmente não fazia idéia de quem era Daniela Aiedo, Fernando Calunga e Belinda Schultz!!! Isso só pra citar o nome de alguns da lista, que só conheci na hora, pois estávamos dependendo de autorização para entrevistá-los.

O motivo deste “desconhecimento” é básico. Eu nunca fui muito fã de novela. De novela mexicana então, nem pensar! Eu fazia parte da turma que ria das dublagens sempre fora do ritmo e da história, que terminavam com uma reviravolta no casamento de Gabriel Antônio com Heloísa Cristina. México total!

Mas, acreditem, esses nomes no México (e para muitos fãs espalhados pelo mundo) são tão importantes quanto uma Xuxa, Susana Vieira ou Tony Ramos, para nós brasileiros. E foi muito legal ver isso!

Mas, voltando à história da Chiquinha. Eu já sabia que iria entrevistá-la e isso, claro, era um acontecimento. La Chilindrina (ou Chiquinha, no Brasil) é a personagem interpretada pela atriz Maria Antonieta de Las Nieves. E foi justamente essa jovem senhora que nos recebeu em sua confortável casa, nos arredores da capital mexicana. Quem nos recebeu na porta foi a própria. Arrumada e com uma simplicidade própria das grandes estrelas. Conversamos breves amenidades e ela disse que agora precisava se ausentar rapidamente, para chamar sua “filha”.

É interessante como os atores tratam seus personagens mais marcantes, na terceira pessoa. Não é ficção. Se para o público eles existem, para os seus “donos” são mais do que um personagem. Fazem parte de uma família imaginária, em que o carinho e a troca são reais.

Com a Chiquinha e Maria Antonieta não era diferente.

E lá ficamos nós, na sala, esperando. Nesse meio tempo, vi as fotos espalhadas pela sala. Fotos marcantes com artistas que eu não conhecia, mas certamente, em algum lugar e época, também fizeram a alegria de muitas pessoas. Vi ainda que realmente um artista não envelhece. Ele amadurece, se transforma e elabora sua essência, que não muda.

Lá estava a Chiquinha, nas fotos, com a mesma roupa, sorriso e carisma que não denunciavam na imagem estática de uma foto o passar do tempo que não perdoa ninguém. Nem mesmo os artistas.

Um ok rompe o silêncio da sala e recebemos o aviso que a Chiquinha estava vindo. Ligamos rapidamente a câmera e, de repente, invade a sala até então pacata, um furacão de energia já cantando e pulando como uma criança peralta da vila do Chaves.

Ela estava lá. A personagem amada por milhões de pessoas pelo mundo estava na minha frente, pulando e fazendo-nos esquecer – mesmo que por instantes – que há pouco uma jovem senhora ocupava o mesmo espaço.

Não tive outra escolha a não ser começar a entrevista ali mesmo. No susto. Ela veio e já pulou no meu pescoço, brincando. Entrei na onda. A pior coisa que podemos fazer em uma entrevista de entretenimento, é cortar a energia do entrevistado quando ela está leve e fluida. É nessa hora que conseguimos o nosso maior objetivo: sair da entrevista e entrar na conversa. O público gosta disso e nós, entrevistador e entrevistado, também.

Comecei com perguntas leves sobre o Brasil. Fiquei surpreso, quando ela disse que era muito fã de uma artista brasileira: Xuxa Meneghel. Disse que Xuxa não era apenas a rainha dos baixinhos no Brasil, mas para todo o público que a acompanha pelo mundo.

Eu instiguei: Então, canta uma música da Xuxa!, disse, duvidando se ela cantaria mesmo.

Ela não titubeou: Ilariê, Chocolate, Dia de Folia... cantou várias! Ok..ok... você é mesmo fã da Xuxa.

Entramos na história artística. Ela falou de suas experiências no circo, nas novelas mexicanas e, claro, da briga com o Chaves.

Eu confesso que não sabia que eles tinham brigado (e que a coisa era feia). Mas, no Brasil, eu contava com a assessoria mais que especial da própria Sônia Abrão que enviou várias perguntas que os chavemaníacos certamente gostariam de fazer.

Perguntei o que tinha acontecido e ela, com os olhos marejados, falou que só queria poder trabalhar usando a personagem e Bolaños (o verdadeiro nome do Chaves, criador da Chiquinha) não deixava. No final de tudo, a briga era pela propriedade da personagem e resolver a questão: vale quem criou ou quem deu vida? Quem fez o papel ter cor, voz e emoção...

Não nego que tomei partido por ela. Não posso julgar como jornalista. Estou ali para entrevistar e relatar um fato. Não expus, claro, minha opinião no ar, mas intimamente não entendia como um homem, já rico e bem-sucedido, iria brigar por uma situação que representava o “ganha pão” daquela artista.

É claro que ela não está na miséria. Está bem e na ativa. Mas, não sei por que privá-la de algo tão importante para qualquer pessoa: seu trabalho e satisfação.

Na sequência, falamos sobre muitas coisas, como família (o marido dela apareceu e nos deu entrevista também), e foi uma das entrevistas mais longas da minha carreira. Conversamos por mais de uma hora, certamente. Haja assunto!

Finalizei a entrevista e a Chiquinha se despediu da gente. Minutos depois, a Maria Antonieta ressurgiu na sala com a naturalidade de quem acabou de chegar e nada sabia. Normal.

Àquela altura do campeonato, eu já estava satisfeito com os mágicos momentos que passamos ao lado da filha do seu Madruga.

Mas, o melhor ainda estava por vir. Enquanto os meninos desfaziam luz e guardavam os equipamentos, a anfitriã quis trazer um lanche para nós e me chamou à cozinha. Lá, sentados, olho no olho, ela agradeceu a oportunidade de falar e do amor que tem pelo povo brasileiro. Mais uma vez marejou os olhos. Naquele momento, pra mim, vi a fusão da artista e da personagem, e descobri por que uns dão tão certo e outros vivem à mercê daquilo que poderiam ter sido. É o amor pelo que se faz que constrói um sucesso duradouro. E esse amor a Chiquinha tem pra dar (e receber) dos seus fãs espalhados no mundo inteiro.

Isso, isso, isso!

Fonte: O Fuxico!

Link para o comentário

eu me lembro , como ele ficava emocionado em falar com ela

em entrevista a proprio programa do FF falou que foi um sonho essa entrevista

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...