Ir para conteúdo

Cotas - a favor ou contra?

Antonio Felipe

Recommended Posts

Quem posta reportagem da Veja não merece meu respeito. Sinceramente.

Por que?

Eu pelo menos achei a matéria muito boa.

aff. Veja é a revista mais tendenciosa que tem no brasil. Isso não é imprensa, é sensacionalismo.

Concordo, mas não se pode generalizar, há muitas matérias boas na Veja, e que não podem ser desperdiçadas por causa de coisas menores.

Link para o comentário
  • Respostas 54
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• Cheves

9

• Lucas_Panurge

8

• Junior

5

• Antonio Felipe

4

Usuários que mais postaram nesse tópico

Wallace, a Veja é sim Tendenciosa, porém essa reportagem é um fato, e contra fatos não há argumentos. Se os irmãos são gêmeos, porque um é negro e outro não? Tá aí uma falha, no caso da UnB, mas que podem ser maiores, e isso pode acabar se generalizando e logo brancos vão ser ditos negros só pra poderem entrar, logo vai entrar caso de corrupção no sistema de cotas, logo vão notar que os 20% não tão sendo preenchidos, enfim, são coisas que podemos presumir que um dia irá acontecer. A Veja é tendenciosa sim, mas como disse o Arnold, não é porque ela é tendenciosa que não podemos aproveitar nada dela. ;)

Link para o comentário
Contra...

isso é uma medida ridícula a curto prazo pra tentar diminuir as diferenças entre negros e brancos no Brasil...

não tem q mexer no ensino superior, e sim, no fundamental é no médio... e não com cotas, com algo a longo prazo, melhorando as condições de ensino e a formação dos professores...

Como estava na reportagem da Superinteressante, é uma medida a curto prazo no papel, nenhum político vai ser louco de no futuro ganhar a antipatia do povo por tirar o direito dos "menos favorecidos" cursarem uma faculdade.

;)

Sou a favor de cotas.

O discurso de Reparação Histórica ta valendo. Negros sempre foram os mais excluídos da sociedade. É um absurdo eles fazerem parte de 48% da população, e apenas 2% estarem nas Univeridades Brasileiras. Eu tbm concordo que devemos melhorar o ensino público, mas todos sabem que esse é um processo utópico. As privatizações capitalistas falam mais alto... Cotas não aumentam o racismo, isso é falso. O preconceito contra o negro existe e sempre existiu na sociedade, com ou sem cotas.

As cotas é uma forma de "Ação Afirmativa".

Aliás, nunca antes foi falado sobre a questão do negro na sociedade. Só agora ocorre esses questionamentos, justamente pq muitos se sentem que seus próprios interesses são ameaçados.

Tudo isso só mostrou o egoísmo que ainda existe na nossa Sociedade Conservadora.

Legal! Um é branco, o outro é negro - essa diferenciação num é racismo. Fazer com que negros entrem nas faculdades por que são "inferiores" também não é racismo.

Daqui a pouco vão colocar etiquetas na gente: 25% negro, ou 40%...

As cotas levantam uma certa dúvida: Quão negros nós somos?

Por isso, sou contra!

É melhor aumentar a qualidade das escolas públicas do que dar vaga em universidade pra quem num é "preparado", isso vai é cair o nível do ensino superior

Link para o comentário
Wallace, a Veja é sim Tendenciosa, porém essa reportagem é um fato, e contra fatos não há argumentos. Se os irmãos são gêmeos, porque um é negro e outro não? Tá aí uma falha, no caso da UnB, mas que podem ser maiores, e isso pode acabar se generalizando e logo brancos vão ser ditos negros só pra poderem entrar, logo vai entrar caso de corrupção no sistema de cotas, logo vão notar que os 20% não tão sendo preenchidos, enfim, são coisas que podemos presumir que um dia irá acontecer. A Veja é tendenciosa sim, mas como disse o Arnold, não é porque ela é tendenciosa que não podemos aproveitar nada dela. ;)

A questão é que esse é um fato. Um ocorrido.

Se você buscar a agulha no palheiro, você acha. Aconteceu de uma agulha aparecer.

Quem está generalizando aqui é essa mídia ridicula, que fica fazendo propaganda anti-cota na base desses 1 em 1 milhão, querendo fazer como se fosse grande caso.

Link para o comentário
renan_geographer

Não li a reportagem da Veja, e nem estou afim. Pouca coisa dessa revista da para tirar algum proveito. É a revista mais sensacionalista, mais capitalista, mais difamadora, mais especuladora, mais mentirosa e mais distorcedora.

Detalhe: nunca sabemos da validade de informações que ela contém.

O fato é, negros são metade da população e são apenas 2% presentes na Universidade. Depois alguém chega e fala que se existe desigualdade no Brasil, é puramente Social. Isso é uma mentira sem cabimento! Uma negação de todo um contexto histórico. Os negros foram escravizados (esse dicurso ainda não está morto). Faz apenas um século (e alguns anos) que houve a abolição do Brasil, e o que mudou de lá para cá ? NADA. Os negros foram "falsamente libertados". Continuaram na lama, nos quilombos, muitos deles continuaram a ser Escravos. A maioria nem sequer teve alguma estrutura para continuar com suas vidas! E isso se transformou em futuras Favelas.

Ou seja, as cotas também servem para que haja pelo menos um pouco de Estruturação e Reparação existente no Brasil.

A constiuição diz claramente que o Estado tem o dever de acabar com as Desigualdes Existentes. Ou seja, isso é um DEVER. Não é uma questão de esmola ou prova de incapacidade, visto que os cotistas não deixarão de fazer Vestibular.

Muitos não sabem, mas as cotas não são para sempre. Ela serve para que haja uma equiparação.

As cotas sempre existiram em várias sociedades, em diversos momentos históricos, com o objetivo de dar uma base para os grupos socialmente excluídos. Nos EUA, por exemplo, não houve cotas apenas em Universidades e sim em vários segmentos das esferas econômicas no País. Hoje os Negros Norte-Americanos também ocupam boa quantidade posições de destaque na sociedade civil e no Governo e tem o melhor padrão de vida no Mundo.

Não é à toa que existem muitos seriados de Negros, que por sinal muito famosos. Apesar de existir mto racismo no EUA, existe um consenso mais "igualitário" . Por isso devemos seguir exemplo de outras nações que deram certo com as cotas.

Já essa tal "IGUALDADE BRASILEIRA" mantém os Negros na base da pirâmide social totalmente afastados das melhores posições . Todos os índicadores sociais demonstram que a diferença entre Negros e Brancos é muito grande.

O Branco Pobre quando qultrapassa determinadas barreiras está livre de discriminação, diferente do negro mesmo após atingir um nível melhor. Os brancos pobres geralmente estão em melhores condições sociais que a maioria dos negros pobres pois não enfrentam a discriminação racial. Não tenho a fonte agora, mas houve uma pesquisa na qual falava que para um Negro se estruturar no mercado de trabalho, fosse necessário ter o Currículo três vezes melhor do que o Branco

Agora, chegar e dizer que o passado deve ser esquecido, que o problema é unicamente social e não racial, que são todos iguais e devem ter tratamento igual, É EXTREMAMENTE INJUSTO.

Link para o comentário
Já essa tal "IGUALDADE BRASILEIRA" mantém os Negros na base da pirâmide social totalmente afastados das melhores posições .

Assino embaixo. O brasileiro tem a falsa idéia de que no Brasil todo mundo é tratado igual. Que não existe o racismo, que quase ninguém é racista. Só fazendo um panorama, nos Estados Unidos o racismo vem além de outras coisas. Você é primeiro negro, para depois ser pobre, branco, etc etc etc. Isso foi graças ao forte movimento negro dentro de um dos países mais discaradamente racistas do mundo.

Agora, por essa hipocrisia que impera no Brasil, nem o movimento negro é tão forte, nem as pessoas enxergam as diferenças.

Não é todo mundo igual não, e o brasileiro precisa começar a ver esse outro lado da moeda.

Link para o comentário
Não se combate a injustiça utilizando injustiça

uau... nao posso nem dizer q vc "falou falou e nao disse nada" pq vc nem "falar falar" falou.

Link para o comentário

eu me refiro a tentativa de se fazer justiça colocando negro e pobre na universidade, mas faz injustiça com quem estuda pra c****** e perdeu a vaga por causa de algo que não teve culpa?

ou quer que eu pegue o Kpaint ou algo do tipo pra desenhar?

Link para o comentário

Hoje em dia, os gordos e os feios são muito mais discriminados do que os negros e os portadores de deficiência física ou mental.

Não vê que o Roberto Justus declarou que não contratava pessoas gordas, porque uma pessoa que não cuida do físico, também não tem capacidade de cuidar de uma empresa.

Link para o comentário

O problema disso tudo é o lobby negro. Eles querem vantagens, pelo simples motivo de serem negros. Alegam o chamado "buraco social", mas se "esquecem" de incluir os índios, os brancos pobres, os mestiços pobres, os imigrantes pobres... e injustiça social não acontece somente com negros, basta respirar para ser passível de sofrê-la. :lambada:

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

1. Eu acho...
      552

Chaves e Chapolin voltaram para a grade do SBT no dia 9 de dezembro de 2024

2. RenatoCS
      14

Ciudad Magazine (Argentina) - Chaves

3. Eu acho...
      159

Exibições de Chaves no SBT

4. TVS
      159

Exibições de Chaves no SBT

5. E.R
      21

Copa do Mundo 2030

• Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...