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CINEMA


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NOTÍCIAS

Pela terceira semana consecutiva, o filme "Adão Negro" foi o campeão de bilheteria nos cinemas brasileiros.

O filme preferido do público arrecadou cerca de R$ 10 milhões e foi assistido por 490 mil pessoas entre quinta-feira e domingo, segundo dados inéditos da Comscore.

Em segundo lugar, "One Piece Film - Red" faturou R$ 2,62 milhões e reuniu 136 mil espectadores.

Fonte : https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2022/11/estreias-da-semana-perdem-para-adao-negro-nos-cinemas-brasileiros.ghtml

 

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NOTÍCIAS

A Academia de Artes e Ciências Cinematográfica anunciou que Jimmy Kimmel irá apresentar a cerimônia do Oscar de 2023.

Esta será a terceira vez que o comediante vai comandar a premiação. 

A próxima cerimônia do Oscar está marcada para 12 de março de 2023.

Fonte : https://www.omelete.com.br/filmes/oscar-2023-jimmy-kimmel

 

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NOTÍCIAS

A estreia de "Pantera Negra : Wakanda para Sempre" superou a de "Adão Negro" nos cinemas brasileiros.

A continuação de Pantera Negra arrecadou cerca de R$ 29,5 milhões e registrou público de 1,36 milhão de pessoas entre quinta-feira e domingo, segundo dados inéditos da Comscore.

Já o anti-herói interpretado por Dwayne Johnson teve renda de quase R$ 23 milhões e foi assistido por 1,15 milhão de espectadores no final de semana em que começou a ser exibido nas telonas.

Fonte : https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2022/11/estreia-de-pantera-negra-2-supera-a-de-adao-negro-nos-cinemas-brasileiros.ghtml

 

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NOTÍCIAS

Testes de exibição do quinto capítulo da franquia Indiana Jones no cinema tiveram um feedback ruim do parte do público.

As informações indicam que a Disney e a Lucasfilm exibiram diversos finais alternativos e que o público que participava do teste não gostou de nenhum deles. 

O mais preocupante deles por parte dos espectadores foi um que alegadamente traz a atriz Phoebe Waller-Bridge estabelecida como o novo rosto da franquia.

Fonte : https://cinepop.com.br/indiana-jones-5-rumores-indicam-que-exibicao-teste-foi-um-desastre-entenda-373232/

 

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NOTÍCIAS

O ESTADO DE S.PAULO

Em 2020, houve o fechamento dos cinemas na maior parte do ano, mas 2021 também foi duro para o segmento. A pandemia tirou não só o público das salas, mas também esvaziou a grade de lançamentos, devido às restrições sanitárias que levaram ao adiamento de produções. O segmento agora tenta se recuperar, mas ainda encontra dificuldades em tirar o público do sofá.

No primeiro semestre de 2022, as salas de exibição receberam 44,5 milhões de pessoas, segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Apesar de ser um crescimento ante 2021, quando 52,6 milhões foram aos cinemas no ano completo, a retomada dos cinemas engatinha no país. O público que foi ao cinema de janeiro a setembro de 2022 ainda está 48% abaixo do mesmo período de 2019, enquanto a renda de bilheteria tem queda de 38%.

O escritor Guilherme Dearo, 33 anos, por ano, ia cerca de 30 vezes ao cinema, conta, e em 2020 e 2021 foi apenas três. Aos poucos, retoma o hábito. “O orçamento está mais apertado, e os preços de comida e transporte estão mais caros. O ingresso para uma pessoa assistir a um único filme custa R$ 40. Os cinemas ainda estão vazios, sem filas e com muitas poltronas vagas. Por isso, muitos cinemas estão fechando as portas. O cinema não fica mais lotado por causa dos aplicativos de streaming”, diz.

Como outros produtos e serviços do dia a dia do brasileiro, o preço do ingresso para assistir a um longa nas telonas também inflacionou nos últimos meses. Dados do Índice de Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apontam alta de 8,57% no preço dos cinemas para o acumulado do ano, praticamente o dobro da inflação geral no período, que ficou em 4,70% até outubro.

A venda de ingressos de cinema no mundo é um mercado que deve faturar US$ 16,94 bilhões em 2022. O número representa um salto de 237,7% ante 2021, quando a receita global foi de US$ 5 bilhões.

Já no Brasil, a venda de ingressos faturou US$ 40 milhões em 2021 e deve fechar 2022 com US$ 142 milhões. A receita média por pessoa é de apenas US$ 9.53, pouco menos de um terço da média global. 

No vácuo deixado pelos cinemas, as grandes empresas de streaming apostaram pesado durante a pandemia e colheram bons frutos. A Netflix superou a marca de 200 milhões de assinantes. A HBO ganhou novo fôlego com o HBO Max e produções originais, como episódios que reuniram elencos da série Friends e dos filmes da franquia Harry Potter. A Disney, enquanto perdeu público nos parques, viu seu serviço de streaming decolar e aproveitou para lançar produções originais da Marvel.

Mas, ainda no primeiro trimestre deste ano, a Netflix precisou demitir funcionários após uma queda brusca de assinantes pela primeira vez em 10 anos. Os motivos associados ao movimento são o fim das restrições sanitárias para conter a pandemia em diversos países, o aumento da concorrência e a redução do poder de compra no mundo. Ou seja, apesar dos desafios, os consumidores não têm intenção de abrir mão totalmente da experiência de ir ao cinema.

Tiago Mafra, diretor da Ancine, cita a redução de lançamentos de filmes desde 2020 e prevê que o público ainda levará algum tempo para retomar o hábito de ir às salas. “De longe, o cinema foi o entretenimento mais afetado. O cinema voltou quando academias, restaurantes e bares já estavam em pleno funcionamento. Isso impactou o hábito do consumidor”.

O executivo ressalta que a janela de exibição do cinema em relação a outros formatos, como streaming e TV paga, foi reduzida para dar rentabilidade às produções no período mais agudo da pandemia. Mas isso já está mudando, e o público deve ser estimulado a voltar ao cinema, à medida que as produções voltem. “No ano que vem, poderemos ter melhor dimensão da recuperação do mercado porque teremos uma base de comparação melhor, com 650 filmes lançados por ano. Houve semanas neste ano sem filmes para o público infantil”, diz Tiago Mafra.

Para Luiz Marinho, sócio-diretor da consultoria Gouvêa Malls, o não retorno ao cinema tem uma combinação de fatores, como o custo, a redução do fluxo dos shoppings e a ascensão do streaming. “O cinema não perdeu a atratividade. Mas as pessoas estão sendo mais seletivas para investir em um programa de cinema. O público prefere ir ao cinema quando há grandes títulos da Marvel e da Disney. Esse é um comportamento global que é uma consequência do streaming. A distância entre o filme sair do cinema e chegar à TV fechada ou streaming era mais longa e diminuiu. Por isso, os cinemas precisam mexer em suas estratégias. O cinema se torna um programa mais excludente à medida que há preços mais altos e poltronas mais sofisticadas”, afirma.

O segmento busca recuperar o público com novas produções chegando às telas. Além do fator sazonalidade, há investimentos para melhorar a experiência do consumidor. Desde antes da pandemia, o segmento já apostava em tecnologia para modernizar as salas. Segundo especialistas, há dois caminhos principais para atrair o consumidor : criar salas sofisticadas ou reduzir os preços.

Ainda em 2019, a sul-coreana Samsung se uniu à rede de cinemas Cinépolis e trouxe ao País a primeira sala Cinema Onyx 4K, que não tem projetor. Em vez disso, o painel da sala utiliza tecnologia LED, parecida com a dos televisores, mas com tamanho de 455 polegadas. A sala fica no Shopping JK Iguatemi, na Vila Olímpia, em São Paulo. Com a tecnologia, a tela pode oferecer picos dez vezes superiores em termos de brilho e contraste, em razão da ausência do projetor. A sala tecnológica representa um dos esforços do setor para atrair o público e, ao mesmo tempo, elevar o nível de experiência e preço dos ingressos.

Para criar uma receita perene e restabelecer o hábito de ir ao cinema, a rede Cinemark criou, neste ano, um novo programa de fidelidade, o Cinemark Club. A assinatura mensal dá acesso a benefícios, como dois ingressos 2D por mês válidos para qualquer dia da semana, até 20% de desconto em petiscos selecionados, um combo (pipoca e refrigerante) no mês de aniversário do cliente, além de brindes.

Enquanto as salas não voltam a ficar cheias, a maioria das empresas vai usando seu espaço de maneira a preencher as lacunas na sua agenda com eventos nem sempre relacionados ao universo dos filmes. Palestras, festas de aniversário, sessões privadas, workshops, confraternizações e todo tipo de evento corporativo passaram a ser uma forma extra de faturamento.

A rede Cinépolis oferece até pacotes de festas para crianças de 1 a 12 anos em um salão de festas próprio. Outra opção que foge ao tradicional, são as “Sala Junior”, voltadas às crianças. No local, o público conta com acesso a brinquedos, doces e até um tobogã instalado dentro de uma sala de cinema. Nesses espaços, o preço do ingresso pode chegar até R$ 107, conforme site Ingressos.com.

A rede Cinemark, durante o período de escassez de público, lançou o projeto “sua sessão”, em que os usuários poderiam fechar a sala do cinema por R$ 350. Pelo valor, quem contratasse o serviço poderia chamar até 20 pessoas para acompanhar um filme na rede e ter essa sensação de “serviço exclusivo”.

 

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  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS

O ESTADO DE S.PAULO

Johnny Depp vai retornar ao elenco de Piratas do Caribe. O ator voltará a dar vida ao capitão Jack Sparrow nas filmagens que iniciarão em 2023. 

Segundo o site The Sun, as gravações vão começar em fevereiro do ano que vem e o título provisório do novo filme da franquia é A Day At The Sea (Um Dia no Mar).

“Johnny deve retornar como Jack Sparrow e está programado para começar a filmar no início de fevereiro em um local secreto no Reino Unido. Está tudo em fase inicial e ainda não há nenhum diretor ligado ao projeto, que está sendo chamado de Um Dia no Mar”, disse a fonte da publicação.

 

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NOTÍCIAS

Em entrevista ao The Hollywood Repoter, o diretor Guy Ritchie, que dirigiu o live-action de Aladdin (2019), disse que o ator Will Smith está mais que convidado para retornar à sequência do título, já anunciada pela Disney. 

"Nunca conheci um homem mais adorável, e trabalhar com ele foi uma das experiências mais maravilhosas e incríveis que já tive", disse o diretor à publicação. "Eu nunca vi nada além de um cavalheiro. Eu não teria nenhum problema em escalar Will Smith para qualquer coisa".

Fonte : https://www.omelete.com.br/filmes/diretor-will-smith-em-sequencia-de-aladdin/

 

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NOTÍCIAS

Os cinemas brasileiros contabilizaram neste final de semana a pior bilheteria dos últimos dois meses.

Entre quinta-feira e domingo, a arrecadação foi de R$ 12,91 milhões com um público de 617 mil pessoas, segundo dados da Comscore.

A última vez que houve um desempenho abaixo foi no início de setembro de 2022.

Mesmo com seis estreias no top 10 dos filmes mais assistidos, nem somados seus números desbancam o filme "Pantera Negra : Wakanda para Sempre", que lidera desde que estreou há quatro semanas. O sucesso da Marvel teve renda de R$ 6,84 milhões e foi assistido por quase 314 mil pessoas.

Fonte : https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2022/12/cinemas-brasileiros-tem-pior-bilheteria-dos-ultimos-dois-meses.ghtml

 

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CINEMA BRASILEIRO

“A cor do seu destino”, filme de Jorge Duran

O filme “A cor do seu destino”, de 1986, mostra o quê e em quem jogar coisas em sinal de protesto.

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No filme brasileiro “A cor do seu destino”, lançado em 1986, com direção de Jorge Duran, conta-se o drama da família de Victor, sua esposa Laura e os filhos Vitor e Paulo, vividos, respectivamente, pelo ator chileno Jorge Caicedo e por Norma Bengell, Chico Díaz e Guilherme Fontes. Em resumo, Victor é chileno casado com uma brasileira; devido ao envolvimento com a resistência ao governo fascista e criminoso de Augusto Pinochet, a família se exila no Rio de Janeiro. Embora criança na época da morte de Vitor, vítima da polícia política, o irmão Paulo, agora adolescente, recorda-se dolorosamente do irmão, vivenciando com dificuldade a indignação dos pais com o regime chileno, ainda dominado pela ditadura.

Paulo é adolescente pequeno burguês em vias de despertar para a luta política; essa trajetória no filme é mediada por duas moças, também adolescentes: Helena, a namorada da faculdade, vivida por Andréa Beltrão; e Patrícia, a prima chilena, vivida por Júlia Lemmertz, quem é obrigada, novamente por atividades contra a ditadura de Pinochet, a se refugiar no Brasil, na casa dos tios.

O filme é muito bem montado; com ritmo moderado, predominam as cenas reflexivas em que Paulo busca ordenar as memórias confusas da infância passada no Chile. Apesar dele não se lembrar exatamente da casa onde morava, ainda são bastante vívidas as recordações dolorosas da invasão do lar, na calada da noite, pela polícia política da ditadura chilena, tais e quais as humilhações sofridas pelo irmão e o pai, ambos detidos para interrogatório, e as provocações do chefe de polícia, de cuja face ele não se esqueceu. Se o passado lhe incomoda, no presente ele não compreende bem o namoro com Helena, quem lhe propõe relação aberta; no início também confusa, mas depois bastante esclarecedora, é sua relação Patrícia, a prima chilena, responsável por aclarar sua mente a respeito da luta política.

Certa tarde, passeando pelos arredores do consulado do Chile, Paulo se depara com o cônsul, vivido pelo ator argentino Antônio Ameijeiras, saindo de automóvel, reconhecendo nele o antigo chefe de polícia, o torturador do irmão e do pai. Nessa passagem, a denúncia feita pelo filme é revoltante; quantos criminosos, semelhantemente àquele cônsul, escapam impunemente, alcançando cargos importantes nas ditaduras e nas ditas democracias burguesas, tudo se passando como se a criminalidade fosse prerrequisito para a distribuição e ocupação desses cargos.

Paulo e Patrícia, jovens e bonitos, dormindo no mesmo quarto, tornam-se amigos íntimos e terminam enamorados; após algumas aventuras e desencontros, próprios da juventude, numa bela manhã o casal de primos e Helena se deparam. Embora enciumada, Helena continua fiel a sua proposta de relação aberta, juntando-se aos primos para uma manifestação no consulado do Chile, pois ambos pretendem, com a desculpa de serem estudantes fazendo pesquisa, entrar na sala do cônsul, lançando sobre ele latas de tinta vermelha.

Nesse momento, o filme se torna exemplar por, pelo menos, dois motivos: (1) Helena, Patrícia e Paulo superam a crise dos namoros pequeno-burgueses em função de causas mais importantes; (2) nos tempos quando meia dúzia de infelizes, todos bons viventes em países imperialistas, supostamente protestam lançando massa de tomate em obras de arte ou fuçando no lixo dos países ricos em busca de frutas podres, o filme mostra o quê e em quem jogar na hora do protesto. Evidentemente, não se trata ainda da revolução proletária, mas de agir contra os verdadeiros inimigos da liberdade; tratou-se, no filme, de denunciar um torturador e não de agredir o trabalho de artistas, na maioria das vezes, explorados durante a vida e reconhecidos apenas após a morte.

Na trama, o cônsul saca sua arma contra os três manifestantes; o final, porém, eu preservo para quem se sentir motivado a assistir a “A cor do seu destino”, disponível integralmente no Youtube, neste endereço:

 

“A cor do seu destino”, filme de Jorge Duran • Diário Causa Operária (causaoperaria.org.br)

 

 

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NOTÍCIAS

 

Já que o Will Smith não vai poder mais ser indicado ao Oscar (que ele venceu esse ano) nos próximos anos, por causa do tapa que ele deu no Chris Rock, que pelo menos ele possa ser indicado em outras premiações, como o Globo de Ouro.

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