Ir para conteúdo

CINEMA


Andy

Recommended Posts

NOTÍCIAS

Os atores de Hollywood estão em greve. Os 160 mil artistas sindicalizados no Screen Actors Guild,  anunciaram que estão paralisando suas atividades a partir da meia-noite desta quinta-feira, após a organização trabalhista e os estúdios não chegarem a um acordo. O sindicato aprovou a paralisação numa votação unânime.

Eles se juntam, agora, à greve dos roteiristas, em curso desde o início de maio. Os autores de texto para cinema e televisão têm demandas semelhantes às dos atores, em especial em relação aos royalties advindos do streaming.

O sindicato deseja que os atores tenham aumento nos royalties, os chamados "residuais", pela exibição de seus filmes e séries nas plataformas de streaming, algo que já acontece em canais de TV há décadas. A classe defende que esses pagamentos foram drasticamente reduzidos na última década, a mesma em que a indústria dos streamings cresceu exponencialmente.

A outra exigência se refere ao uso de inteligência artificial. Os atores não querem ser replicados digitalmente sem consentimento ou remuneração em qualquer tipo de produção. Os atores, portanto, buscam maiores recompensas financeiras pela riqueza que ajudam a produzir para os estúdios e produtoras.

Os estúdios foram acusados de estar muito mais interessados no lucro dos CEOs e em agradar acionistas em Wall Street do que chegar a um acordo justo, assim honrando o trabalho dos atores.

"Todo o modelo de negócios foi mudado pelo streaming, pelo digital, pela IA. Se não agirmos agora, estaremos todos em perigo de sermos substituídos por máquinas", disse a representante do sindicato.

Fonte : https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2023/07/atores-de-hollywood-entram-em-greve-nos-eua-e-se-juntam-aos-roteiristas.shtml

 

Link para o comentário
  • Respostas 1.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • E.R

    528

  • Usagi White

    224

  • Chapolin

    173

  • Victor235

    144

Usuários que mais postaram nesse tópico

Chapolin Gremista

 

NOTÍCIAS

 

FILMES RUSSOS

Dois filmes sobre a Revolução Russa

Assistir a Outubro e a Lênin em Outubro permite entender os caminhos da Revolução a partir da forma como os cineastas a representaram em momentos distintos.

october-1024x576.jpg 

Éinteressante notar o papel de protagonista da Rússia em momentos de grave crise do capitalismo. Foi assim durante todo o século XX e agora, com a guerra na Europa e o lançamento do que parece ser um novo mundo multipolar, fica evidente a força do país para mudar os rumos da História. Parece que coube à Rússia, novamente, nos livrar de nazistas. E não estou falando somente dos da Ucrânia.

Por causa disso, escolhi dois filmes soviéticos como tema de meu texto desta semana. As duas películas têm como enredo a Revolução Russa, mais especificamente a batalha final que consistiu na tomada do Palácio de Inverno pelos bolcheviques em São Petersburgo, sob o comando de Lênin, em 1917.

Trata-se de Outubro, dirigido por Sergei Eisenstein em 1927, e Lênin em Outubro, de Mikhail Romm, lançado exatos 10 anos depois. Ambos foram encomendas do governo à agência de filmes soviética, a Mosfilm, para marcar os aniversários deste acontecimento histórico.

Assisti-los em conjunto é um exercício que permite entender os caminhos da Revolução a partir da maneira como os dois cineastas a representaram em intervalos distintos. Há claramente um choque entre as duas versões e este se dá nas escolhas formais.

O enredo é praticamente o mesmo, com os mesmos personagens e a mesma conclusão: em ambos, a cena final é o discurso de Lênin celebrando a vitória sobre o governo provisório de Kerensky. Trotsky é citado nos dois filmes da mesma maneira: é ressaltada a sua hesitação em aprovar a insurreição de outubro, defendida veementemente por Lênin e que acaba sendo a proposta vencedora.

Em 1927, Eisenstein testava os limites das suas teorias da montagem e exercitava o cinema como uma forma de representação revolucionária e política em sua essência. Para ele e muitos outros cineastas, o cinema era a forma de arte mais significativa do século XX.

Seu filme abre com uma dedicatória aos heróis daqueles meses em 1917 que culminaram nos eventos de outubro. Para ele, esses heróis eram o povo russo. Não há, em Outubro, um herói tipicamente burguês, protagonista da ação. Ao contrário, Eisenstein escolhe pessoas do povo para representar “tipos” revolucionários, criando um efeito que ele chama de “tipagem” em seu livro A Forma do Filme.

Estão ali representados os trabalhadores, os bolcheviques, os mencheviques, as mulheres revolucionárias, os soldados, os burgueses, os traidores. Eles não têm um nome definido ou uma narrativa específica. Mesmos os personagens históricos, como Lênin, Trotsky ou Kerensky, aparecem em momentos pontuais e não como foco do enredo. Eisenstein queria fazer da Revolução o seu personagem principal.

Aliada à “tipagem”, há ainda a montagem das cenas que são em sua maioria quadros elaborados com esmero e cuidado que ganham significados simbólicos e que buscam quebrar com a ilusão do real para serem mensagens da luta revolucionária, seja nos gestos dos atores, seja na composição frenética de armas que são jogadas no chão. Eisenstein usa as imagens para expor conflitos.

Em seu filme, Romm apenas recria o enredo de Eisenstein, modificando as escolhas formais do último. Para começar, como o próprio título indica, sua história foca na figura de Lênin e exalta seu heroísmo na condução da Revolução Russa. A película simplesmente segue as regras do drama burguês, mais especificamente do cinema comercial que era produzido por Hollywood naquele momento.

Obviamente que Romm sabia o que estava fazendo e deve ter conversado com Eisenstein a respeito. Em 1937, o stalinismo e a burocracia estatal já perseguiam todos que eram contra suas decisões. No campo das artes, era imposto o que ficou conhecido como “realismo socialista”. No cinema, isso significou incorporar o drama linear como mais “realista”.

As discussões sobre a forma estabelecidas por cineastas, dramaturgos e artistas no âmbito do modernismo russo foram consideradas supérfluas, difíceis de serem compreendidas e “inimigas o povo”.

Por isso a percepção, ao assistirmos Lênin em Outubro, de que há algo muito americano na sua abordagem. Mesmo assim, Romm tenta escapar da armadilha, adicionando momentos de humor a um assunto que deveria ser abordado com certa reverência.

Mesmo a figura de Lênin parece estereotipada e superficial. Há uma cena específica para o culto à sua personalidade, quando dois personagens assistem ele dormir de maneira enbevecida.

Em outro momento, os bolcheviques, dentro do Palácio de Inverno, se deparam com obras de arte importantes. Um personagem alerta seus camaradas: “aqui há obras de arte de valor inestimável, precisamos protegê-las como aquela estátua de Apolo”. Um camarada responde: “E qual das estátuas é Apolo?”.  Para ouvir: “Não importa. Usem suas facas e não tiros”.

Neste contexto, o filme de Romm deve ser visto como sintoma do momento histórico e das condições de sua produção dentro das transformações da Revolução Russa ao completar 20 anos. A película nos deixa perceber que o caminho traçado não era mais revolucionário como havia sido anos antes. As escolhas formais de Romm têm um certo simbolismo e didatismo invertidos.

Hoje, a Rússia, um país capitalista, volta-se para as suas próprias contradições e para sua própria História para se defender das imposições nefastas do decadente e perigoso imperialismo estadunidense. E, como protagonista, parece estar mudando o mundo novamente. Saberemos com mais certeza onde isso vai nos levar em breve.

https://causaoperaria.org.br/2023/dois-filmes-sobre-a-revolucao-russa-2/

 

 

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

A estreia de "Missão : Impossível - Acerto de Contas" liderou as bilheterias nos cinemas brasileiros no final de semana. 

O filme protagonizado por Tom Cruise arrecadou R$ 11,71 milhões e foi assistido por 483 mil pessoas entre quinta-feira e domingo, segundo dados inéditos da Comscore.

A franquia superou "Elementos", que liderou a preferência do público durante três semanas desde que estreou nas telonas. A produção da Pixar faturou, dessa vez, R$ 8,38 milhões e teve público de 402 mil espectadores.

Fonte : https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2023/07/estreia-de-missao-impossivel-7-desbanca-elementos-e-lidera-nos-cinemas.ghtml
 

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

A estreia de "Barbie" foi a segunda maior da história dos cinemas brasileiros.

As bilheterias nacionais somaram R$ 113,5 milhões de renda ao receberem 5,38 milhões de pessoas entre quinta-feira e domingo, segundo dados inéditos da Comscore.

Sozinho, "Barbie" arrecadou cerca de R$ 85 milhões e foi assistido por 4,15 milhões de espectadores.

O público é mais que o dobro do registrado na estreia de "Velozes e Furiosos 10", até então o filme com melhores resultados de abertura no ano de 2023.

O também aguardado "Oppenheimer" faturou R$ 12,9 milhões e foi visto por 526 mil pessoas no final de semana, enquanto "Missão : Impossível - Acerto de Contas Parte Um" completou o pódio com receita de R$ 6,72 milhões e 288 mil espectadores.

Fonte : https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2023/07/com-barbie-cinemas-tem-melhor-fim-de-semana-desde-a-pandemia.ghtml

 

Link para o comentário
Chapolin Gremista
NOTÍCIAS

 

CRISE POLÍTICA

Greve sacode Hollywood, que vai adiar Emmy Awards

Pela primeira vez em mais de duas décadas, a premiação Emmy Awards será significativamente atrasada

ca-times.brightspotcdn-1024x683.jpg 

Pela primeira vez em mais de duas décadas, a premiação Emmy Awards será significativamente atrasada em decorrência da greve de atores e roteiristas que praticamente fechou Hollywood. Rumores indicam que, de setembro, a premiação deve ir para janeiro, mas não foi feito um anúncio oficial ainda.

A última vez que os Emmys aconteceram depois de setembro foi em 2001 por conta do ataque às Torres Gêmeas e a invasão imperialista contra o Afeganistão. Naquele ano, a premiação ocorreu em novembro.

Nem mesmo a pandemia atrasou os Emmys que, em vez de adiados, foram feitos de maneira virtual.

A greve dos roteiristas e atores, somado ao adiamento do Emmy Awards, é mais um sintoma da crise do imperialismo norte-americano, que mal consegue colocar sua casa em ordem.

Serve para mostrar, também, a força dos trabalhadores (no caso os roteiristas, sem os quais não é possível que sejam realizadas as premiações e nenhum outro programa de TV ou filme) perante o capital, no caso representado pelos grandes estúdios e emissoras de TV.

https://causaoperaria.org.br/2023/greve-sacode-hollywood-que-vai-adiar-emmy-awards-2/

 

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

Em sua segunda semana em cartaz, "Barbie" já arrecadou cerca de R$ 160 milhões e foi assistido por 8,29 milhões de pessoas nos cinemas brasileiros.

Neste final de semana, "Barbie" faturou R$ 36,79 milhões e foi visto por 1,76 milhão de espectadores. 

Em segundo lugar, ficou "Oppenheimer" que teve renda de R$ 12,2 milhões e público de 520 mil pessoas.

Fonte : https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2023/07/barbie-arrecada-r-160-milhoes-no-brasil-em-duas-semanas.ghtml

 

Link para o comentário
Chapolin Gremista
NOTÍCIAS

 

INOCENTADO

Os canceladores devem desculpas a Kevin Spacey?

Após ser inocentado mais uma vez de acusações contra ele, desta vez em um tribunal britânico, Kevin Spacey, com 64 anos, tem como saldo uma carreira arruinada e reputação destruída

Kevin-Spacey-Speaks-To-Press-GettyImages 

Na última quarta-feira (26), saiu a notícia de que o ator Kevin Spacey, de 64 anos, fora inocentado por um júri britânico, de 9 acusações de natureza sexual. O júri deliberou por 12 horas, após ouvir a história de quatro pessoas alegando diferentes tipos de situações em que eles teriam sido supostamente abusados por Spacey. Três das acusações era de que ele os teria “agarrado” na região genital sem autorização e um deles acordou no apartamento do ator recebendo sexo oral dele. Spacey se emocionou ao comentar o caso na saída do julgamento.

O caso começou em 2017, quando o ator, em momento de alta na sua carreira, graças ao drama político da plataforma Netflix, House of Cards, o qual ele estrelava. Naquele momento, o ator Anthony Rapp o havia acusado de ter “subido em cima dele” e tentado uma ação sexual forçada contra ele, que tinha apenas 14 anos quando do ocorrido, em 1986. 

Após a acusação, ele imediatamente perdeu seu emprego na Netflix, teve todos os contratos cancelados e perdeu todos os trabalhos que ele possuía naquele momento. O diretor Ridley Scott chegou ao ponto de substituí-lo digitalmente nas cenas do filme “Todo o dinheiro do mundo” que ele já tinha gravado. 

O episódio foi simbólico do que se convenciona chamar de “cultura do cancelamento”. Logo após, diversos outros rapazes, e também mulheres, surgiram para reivindicar que eles também haviam sido abusados sexualmente por Kevin Spacey. São dezenas de casos, a maioria deles eram flertes que passaram do ponto (toque sem permissão, provocações sexuais inapropriadas, etc.). O mais grave seria a acusação de manter relações sexuais com um rapaz de 14 anos (nos EUA, a idade de consentimento é 16 anos, diferentemente do Brasil em que ela é 14).

Nenhum desses crimes foi comprovado, o clima que se estabelece com a campanha identitária histérica dificulta ou impossibilita que se chegue à realidade dos fatos. No entanto, Spacey foi a julgamento nos EUA anteriormente a esse que ocorreu agora no Reino Unido, e foi inocentado das acusações de Rapp. 

Com o desfecho do último julgamento, Kevin Spacey é um homem inocente aos olhos da lei dos dois países de onde surgiram acusações contra ele. O primeiro acusador exigiu uma indenização de 40 milhões de dólares. Os outros todos também tentaram quantias próximas. 

A fúria identitária arruinou a reputação de Spacey e o forçou a “sair do armário” em meio a acusações confusas. Seria crime dar em cima de alguém num bar? A “pegada nas partes íntimas” teria sido forçada ou consensual? Essa discussão é secundária. Depois de inocentado perante a justiça, sairão os identitários caçadores de bruxas a se retratar pela campanha de calúnias? Ele receberá indenização pelos trabalhos que perdeu, contratos cancelados, etc.? Outra questão: Kevin Spacey é um artista conhecido mundialmente, com dinheiro e acesso a advogados caríssimos. Um cidadão normal que tivesse sofrido acusações mentirosas para ter sua vida destruída, conseguiria ter sua inocência provada? Muito provável que não. A cultura do cancelamento é a da perseguição, das acusações sem provas, dos crimes inexistentes e da campanha de calúnias.

https://causaoperaria.org.br/2023/os-canceladores-devem-desculpas-a-kevin-spacey/

 

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

Em sua terceira semana em cartaz, "Barbie" ficou por pouco de atingir a marca de 10 milhões de espectadores no Brasil. 

O filme estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling faturou R$ 16 milhões e foi assistido por 728 mil pessoas entre quinta-feira e domingo. 

Assim, o filme soma uma renda de R$ 189 milhões e 9,8 milhões de espectadores, segundo dados inéditos da Comscore.

Fonte : https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2023/08/barbie-se-aproxima-de-10-milhoes-de-espectadores-no-brasil-apos-tres-semanas.ghtml

 

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS

F3wdwfSXIAAShDc?format=jpg&name=small

O elenco principal da trilogia "De Volta Para o Futuro" se reuniu 38 anos depois. 

Na foto estão Thomas F. Wilson (Biff), Michael J. Fox (Marty McFly), Lea Thompson (Lorraine McFly) e Christopher Lloyd (Doc Brown).

 

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...