Ir para conteúdo

CINEMA


Andy

Recommended Posts

  • Respostas 1.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • E.R

    530

  • Usagi White

    224

  • Chapolin

    174

  • Victor235

    144

Usuários que mais postaram nesse tópico

NOTÍCIAS

Indicados ao SAG Awards 2023 :

Melhor elenco de filme

"Babilônia"
"Os Banshees de Inisherin"
"Tudo em todo lugar ao mesmo tempo"
"Os Fabelmans"
"Entre mulheres"

Melhor atriz

Cate Blanchett ("Tár")
Viola Davis ("A mulher rei")
Ana de Armas ("Blonde")
Danielle Deadwyler ("Till - A Busca por justiça")
Michelle Yeoh ("Tudo em todo lugar ao mesmo tempo")

Melhor ator

Austin Butler ("Elvis")
Colin Farrell ("Os Banshees de Inisherin")
Brendan Fraser ("A baleia")
Bill Nighy ("Living")
Adam Sandler ("Arremessando alto")

Melhor atriz coadjuvante

Angela Bassett ("Pantera negra : Wakanda para sempre")
Hong Chau ("A baleia")
Kerry Condon ("Os Banshees de Inisherin")
Jamie Lee Curtis ("Tudo em todo lugar ao mesmo tempo")
Stephanie Hsu ("Tudo em todo lugar ao mesmo tempo")

Melhor ator coadjuvante

Paul Dano ("Os Fabelmans")
Brendan Gleeson ("Os Banshees de Inisherin")
Barry Keoghan ("Os Banshees de Inisherin")
Ke Huy Quan ("Tudo em todo lugar ao mesmo tempo")
Eddie Redmayne ("O Enfermeiro da noite")

Fonte : https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2023/01/11/sag-awards-2023-anuncia-indicados.ghtml

 

Editado por E.R
Link para o comentário
NOTÍCIAS

A Netflix anunciou uma parceria com o Screen Actors Guild Awards, premiação popularmente conhecida como SAG Awards.

A partir de 2024, a premiação passará a ser exibida ao vivo mundialmente pela plataforma de streaming.

Em 2023 a transmissão do SAG Awards acontecerá direto do canal do YouTube.

Fonte : https://tecnoblog.net/noticias/2023/01/11/de-casa-nova-sag-awards-passa-a-ser-transmitido-globalmente-pela-netflix/

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

Critics Choice Awards 2023 :

MELHOR FILME
. Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

MELHOR DIRETOR
. Daniel Kwan & Daniel Scheinert (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo)

MELHOR ATOR
. Brendan Fraser (A Baleia)

MELHOR ATRIZ
. Cate Blanchett (Tár)

MELHOR ATOR CODAJUVANTE
. Ke Huy Quan (Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
. Angela Bassett (Pantera Negra : Wakanda Para Sempre)

MELHOR ANIMAÇÃO
. Pinóquio

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
. RRR (Índia)

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

Pela quinta semana consecutiva, “Avatar : O Caminho da Água” liderou as bilheterias dos cinemas brasileiros. O filme faturou R$ 15 milhões e foi assistido por 617 mil pessoas entre quinta-feira e domingo, segundo dados da Comscore.

“Gato de Botas 2 : O último pedido” manteve o segundo lugar do último fim de semana, no qual estreou. A animação registrou uma renda de R$ 9,9 milhões e público de 489 mil espectadores.

Fonte : https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2023/01/avatar-2-lidera-bilheterias-brasileiras-pela-quinta-semana-consecutiva.ghtml

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

O diretor Antoine Fuqua irá dirigir a cinebiografia do cantor Michael Jackson, intitulada “Michael“.

O cantor faleceu em 25 de junho de 2009, e deixou um legado de álbuns revolucionários no mundo da música, como Thriller, Bad e Dangerous, além de também ter participado da banda Jackson Five quando era mais novo.

O filme está sendo produzido por Graham King, produtor por trás de “Bohemian Rhapsody”.

O roteiro do filme ficará a cargo de John Logan, roteirista indicado ao Oscar por “Gladiador” e “O Aviador”.

Fonte : https://cinemacomrapadura.com.br/noticias/619949/antoine-fuqua-vai-dirigir-cinebiografia-de-michael-jackson-com-produtor-de-bohemian-rhapsody/

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

A animação "Gato de Botas 2" finalmente desbancou o público de "Avatar : o Caminho das Águas" após a produção da Disney liderar por cinco semanas consecutivas nos cinemas brasileiros.

Entre quinta-feira e domingo da semana passada, "Gato de Botas 2" levou cerca de 417 mil pessoas às salas nacionais, enquanto "Avatar" registrou 369 mil espectadores. 

Fonte : https://oglobo.globo.com/blogs/lauro-jardim/post/2023/01/gato-de-botas-2-supera-publico-de-avatar-lider-por-cinco-semanas-seguidas-nos-cinemas.ghtml

 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

Algumas indicações ao Oscar 2023 :

MELHOR FILME
. Os Fabelmans
. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
. Os Banshees de Inisherin
. Top Gun : Maverick
. Elvis
. Avatar : O Caminho da Água
. Nada de Novo no Front
. Triângulo da Tristeza
. Entre Mulheres
. Tár

MELHOR DIREÇÃO
. Steven Spielberg (Os Fabelmans)
. Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
. Martin McDonagh (Os Banshees de Inisherin)
. Todd Field (Tár)
. Ruben Östlund (Triângulo da tristeza)

MELHOR ATRIZ
. Michelle Yeoh (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
. Cate Blanchett (Tár)
. Ana de Armas (Blonde)
. Michelle Williams (Os Fabelmans)
. Andrea Riseborough (To Leslie)

MELHOR ATOR
. Brendan Fraser (A Baleia)
. Austin Butler (Elvis)
. Colin Farrell (Os Banshees de Inisherin)
. Bill Nighy (Living)
. Paul Mescal (Aftersun)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
. Angela Basset (Pantera Negra : Wakanda para Sempre)
. Kerry Condon (Os Banshees de Inisherin)
. Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
. Hong Chau (A Baleia)
. Stephanie Hsu (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
. Ke Huy Quan (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)
. Brendan Gleeson (Os Banshees de Inisherin)
. Judd Hirsch (Os Fabelmans)
. Barry Keoghan (Os Banshees de Inisherin)
. Brian Tyree Henry (Causeway)

MELHOR FILME INTERNACIONAL
. Nada de Novo no Front
. Argentina, 1985
. Close
. The Quiet Girl
. Eo

MELHOR ANIMAÇÃO
. Pinóquio por Guillermo del Toro
. Gato de Botas 2 : O Último Pedido
. Marcel the Shell With Shoes On
. Red : Crescer é uma Fera
. A Fera do Mar

MELHORES EFEITOS VISUAIS
. Avatar : O Caminho da Água
. Top Gun : Maverick
. Pantera Negra : Wakanda para Sempre
. The Batman
. Nada de Novo no Front

MELHOR SOM
. Top Gun : Maverick
. Elvis
. Avatar : O Caminho da Água
. The Batman
. Nada de Novo no Front

Fonte : https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2023/01/24/oscar-2023-anuncia-indicados.ghtml

 

Link para o comentário

 

NOTÍCIAS

CINEMA E POLÍTICA

Brasília em Branco Sai, Preto Fica

O filme Branco Sai, Preto Fica fala de violência policial e de uma destruição hipotética de Brasília

BrancoSaiPretoFica-Still-6-1-1024x576.pn

Um atentado a bomba em Brasília. Este é o caminho que os personagens de Branco Sai, Preto Fica tomam para destruir as estruturas do estado burguês brasileiro, simbolizado nos edifícios de Niemeyer na capital federal. O filme foi dirigido pelo cineasta goiânio Adirley Queiróz em 2014.

Revê-lo e refletir sobre ele, após a palhaçada escatológica do dia 8 de janeiro de 2023, é um interessante exercício, pois mostra uma ligação entre a premissa de atentado no filme e o espetáculo de estupidez que a TV nos entregou naquele dia.

O enredo conta a história de três personagens em momentos distintos do tempo. O DJ Marquim (vivido pelo ator e músico Marquim do Tropa) é paraplégico e dono de uma rádio pirata, de onde transmite músicas da soul, blues e funk. O ano é 2012.

Na mesma cidade, encontramos Sartana (o ator Cláudio Irineu Shokito), que vive e trabalha em uma espécie de ferro velho. Sem uma perna, o vemos consertar próteses mecânicas e outros materiais.

Por fim, temos Dimas Cavalanças (Dilmar Duraes), um viajante no tempo que vem de 2070 com uma missão: encontar Marquim e Sartana e colher provas de um crime da polícia contra a população de modo que o estado brasileiro, finalmente, seja julgado.

Apesar da premissa de fição científica, o filme é um documentário: Marquim e Shokito de fato relatam a violência que sofreram em março de 1986, em uma casa noturna de Ceilândia, cidade satélite de Brasília.

Os dois eram amigos e constumavam dançar nesse espaço, onde apresentavam coreografias, como era comum naqueles tempos. Em uma noite, a polícia invadiu o local, mandou os brancos embora e manteve os pretos. Na confusão, atirou e atropelou Marquim que ficou paraplégico e em Shokito, que perdeu a perna.

Uma abordagem policial bem diferente daquela que vimos no dia 8 de janeiro.

Das coreografias de 1986, no filme, temos contato por fotos que Cavalhanças vai juntando como provas do crime cometido pelo estado brasileiro contra os dois jovens que apenas estavam se divertindo.

Ao final do filme, lemos a frase: “da nossa memória fabulamos nóis mesmos”. Essa frase ajuda a entender a mistura entre documentário e ficção científica na representação do fato de violência policial, um grande mérito pela criatividade no uso dos materiais que o cineasta tinha à disposição.

A frase também nos avisa que as escolhas formais tiveram por objetivos contar a história e refletir sobre ela e sobre o futuro do ponto de vista daqueles que viveram os acontecimentos aterrorizantes.

A montagem e a misè-en-scene de Branco sai, Preto fica são primorosas. Na primeira, o diretor opta pela descontinuidade narrativa, que é fluida, eliptica e não segue uma linha de tempo progressiva. As lacunas são deixadas para que os espectadores as preencham.

Por exemplo, nunca vemos um encontro entre Sartana, Marquim e Cavalhanças, mas sabemos que ele aconteceu porque Sartana retrata o encontro em desenhos.

Outro exemplo são as provas coletadas por Cavalhanças ao longo de suas viagens com a “máquina do tempo’. Elas incluem depoimentos que são usados ao longo do filme, no qual Marquim e Shokito se tornam narradores em primeira pessoa e em off.

No caso da mise-en-scene, a construção de cenários distópicos e decadentes, ao estilo de Blade Runner ou Matrix, não pareceu ser necessária. O diretor apenas usou locações reais existentes em Ceilândia, cidade satélite de Brasília, em oposição à arquitetura da capital que, neste caso, nunca aparece.  É também uma opção mais próxima do documental.

Na história como ficção, esta oposição retrata uma espécie de apartheid dirigido por um governo ditatorial. Para entrar em Brasília, os moradores de Ceilândia precisam de um passaporte especial.

No caso dos objetos, a máquina do tempo de Cavalhanças, por exemplo, é mínima. Trata-se de um contêiner vazio, uma espécie de palco fechado, sem artifícios espetaculares, porém que está de acordo com a proposta estética do filme. Até mesmo como contraponto aos similares hollywoodianos.

Ao final, tudo indica que a destruição de Brasília foi arquitetada pelo viajante do tempo, que deu aos dois amigos os planos para a realização: uma bomba feita com ruídos, músicas e sons de Ceilândia, acionada por frequência.

Diante dos acontecimentos recentes, é interessante perceber como este filme contemporâneo, ao contar a história de Marquim e Shokito, também mostra a produnda crise do capitalismo à qual estamos todos submetidos e que não é superada, projetando um futuro pior. 

A encenação de uma destruição de Brasília é simbólica da necessidade profunda de mudança que a atual conjuntura histórica parece impor e que o filme já captava em 2014 (e que já estava presente em 1986).

Chega a ser desolador que esta tentativa de mudança tenha sido perpetrada pela direita reacionária, via indivíduos alienados, que estão apenas apaixonados por uma mistificação messiânica que assumem como realidade e que não têm nada para colocar no lugar. Eles estão apaixonados pela mobilização em si mesma e nada mais.

Porém, o espírito revolucionário está mais do que acordado, como lava em vulcão adormecido. Falta a esquerda para por em marcha o processo.

https://causaoperaria.org.br/2023/brasilia-em-branco-sai-preto-fica/

 

 

Link para o comentário

 

NOTÍCIAS

O FOTÓGRAFO DO CINEMA NOVO

Morre Fernando Duarte, referência do Cinema Novo

Uma perda irreparável

Fernando-Duarte-fotografo-de-cinema-1024

A morte de Fernando Duarte deixa a Arte Nacional entristecida. Aos 24 de janeiro de 2023, em Brasília, o meio artístico perdeu uma importante figura nascida em 1937 no Rio de Janeiro. Fernando foi o maior responsável pelas características visuais do “cinema novo”, e importante diretor de fotografia do novo cinema nacional, um artista ímpar e brasileiro.

Sua obra é marcada por preferência pela luz natural, fortes contrastes e diafragma aberto. Sua primeira participação no cinema foi como assistente de câmera no filme “Cinco Vezes Favela” em 1961. Dois anos depois deixou sua marca no primeiro longa-metragem  “Ganga Zumba”, o rei dos Palmares de 1963, como diretor de fotografia, juntamente com o também estreante de direção Cacá Diegues, amigo de faculdade na PUC/RJ que o convidou para o cargo.

Foi fotógrafo da primeira tentativa de filmar “Um Cabra Marcado Para Morrer”, de Eduardo Coutinho, que só foi concluída em 1984 no final da ditadura, depois de sofrer perseguições por ela.

A partir de 1968 passou a lecionar cinema na Universidade de Brasília. Em 1975 volta ao Rio sendo professor nos cursos livres de cinema da Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Estudou no Conservatório Nacional de Teatro, frequentou as reuniões na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) e na União Nacional dos Estudantes (UNE) entre as décadas de 1950 e 1960.

Trabalhou em importantes obras políticas como “Maranhão 66”, um curta-metragem de Glauber Rocha que retrata a posse de Sarney ao governo do Maranhão, revelando as mazelas do estado.

Seu modo particular de fotografar filmes, garantiu a originalidade da marca do cinema novo que foi amplamente reconhecida por todo o mundo. Sua participação em fotografias para jornais também foi marcante. Teve participação no documentário “Iluminados” de Cristina Leal em 2008 como uma das personagens.

Sua maneira original de fotografar influenciou muitas gerações a partir do cinema novo e até nossos dias. Nas palavras de Cacá Diegues “ ele inventou uma forma de fotografar nossos filmes que deu a eles uma originalidade que ajudou a criar no mundo inteiro a ideia do que era o cinema novo brasileiro. Sua morte é uma grande perda para o nosso cinema”. 

Hernani Heffner, gerente da cinemateca do MAM, lembra que ao falar em cinema todos pensam primeiro no diretor, mas muito do que se inventou em termos de imagem se deve ao Fernando Duarte, mestre incontestável  que influenciou toda uma geração de diretores de fotografia no Brasil.

“Nos deixou Fernando Duarte, sem dúvida alguma um dos maiores nomes da fotografia do cinema brasileiro. Tive a honra e o privilégio de trabalhar com ele em “Luz del Fuego” 1982, filme que lhe rendeu vários prêmios e onde criamos um laço de afeto “, diz a atriz Lucélia Santos nas redes sociais.

Sem dúvida uma grande perda para a arte nacional, num momento em que a cultura e toda a vida social e política encontra-se em completo desmonte, e precisamos agir para estabelecer uma nova ordem econômica, social, política e cultural onde a classe trabalhadora precisa estar à frente do processo.

https://causaoperaria.org.br/2023/morre-fernando-duarte-referencia-do-cinema-novo/

 

 

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. Bruno Dark
      2643

      Fotos CH

    2. Homessa
      2643

      Fotos CH

    3. Homessa
      701

      Depósito de Bobagens

    4. Homessa
      265

      Sonhos CH

    5. Doutor Chimoltrúfio
      118

      CH voltará a ser exibido na TV em 2024

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...