Ir para conteúdo

O valor dos Estaduais!

Barril do Chavinho

Recommended Posts

em PE é mto legal mesmo... único estado q tem 3 grandes forças...

Paraná, Goiás e Santa Catarina também tem.

Mas nesses daí sempre tem um dos 3 que tá malzaço das pernas...

Coisa que aqui em Pernambuco só aconteceu em 2 momentos (desde que eu nasci), que foi com o Náutico na década de 90, e com o Santa, nestes 2 últimos anos.

Link para o comentário
  • Respostas 37
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

• E.R

8

• Barril do Chavinho

8

• Fabão

4

• Freddie Mercury

3

Usuários que mais postaram nesse tópico

O modelo ideal é o Campeonato Carioca 2006, com 12 participantes, semifinal e final das Taças Guanabara e Rio em jogo único e mais as finais (se necessário).

Modelo ideal para o Campeonato Carioca, né? Aí já existe essa tradição. Para outros estados não funciona isso de campeão do turno, campeão do returno, etc.

Não há mais espaço no calendário. Pode reparar que desde que implantaram os pontos corridos, o Rio-São Paulo acabou.

Na verdade, se você for ver o Rio-SP de 2002 ocupava menos datas que o atual Campeonato Paulista. Até daria para fazer como em 2002, com os maiores times disputando o Rio-SP, e esvaziando os estaduais.

Mas não gosto desse formato. Eu prefiro os estaduais, que já possuem tradição secular.

É verdade, o último foi em 2002, mesmo ano do último campeonato brasileiro de mata-mata

Acabou também porque o último Rio-SP virou um verdadeiro Ria SP, com 4 times paulistas disputando a fase final. E, como carioca adora uma taça (tanto que o Estadual do Rio tem 3 taças), melhor acabar com o torneio. No fundo foi bom, pois essa fórmula do Rio-SP desvalorizou demais os estaduais.

Mas 20 times no Paulistão é demais mesmo. Acho que uns 16 no máximo tava de bom tamanho.

Sobre os estaduais de PE, SC, PR e GO, não dá para botar tudo no mesmo balão. Acho o do Paraná mais forte, já que os times de lá já levaram 2 nacionais, e é até comum termos os 3 times paranaenses na primeira divisão. Em Goiás para mim o Goiás é a maior força, os outros times ficam bem abaixo em importância. Santa Catarina não tem um futebol forte, raramente o estado consegue mais de 2 times na primeira divisão, e nenhum deles pode ser considerado grande (tanto que times de outros estados possuem uma torcida expressiva em SC). Pernambuco é bem peculiar, acho que é o único estado do Nordeste onde os times locais são de longe os com maior torcida. E os 3 times se equivalem de fato.

Link para o comentário
O modelo ideal é o Campeonato Carioca 2006, com 12 participantes, semifinal e final das Taças Guanabara e Rio em jogo único e mais as finais (se necessário).

Modelo ideal para o Campeonato Carioca, né? Aí já existe essa tradição. Para outros estados não funciona isso de campeão do turno, campeão do returno, etc.

Ah, vai ! É bem mais emocionante essa fórmula de disputa.

Um time que vai mal no primeiro turno, pode se recuperar no segundo turno e ser campeão.

Imagine, por exemplo, que o Palmeiras priorize a pré-Libertadores durante o primeiro turno do Estadual e não fique entre os semifinalistas. Daí, depois o Palmeiras poderia tentar o título paulista no segundo turno.

Link para o comentário

E o que me interessa ver o Palmeiras campeão? :P

Eu prefiro o esquema tradicional de primeira fase, classifica 4, semis e finais. :)

Link para o comentário
Barril do Chavinho

Eu acho que não funciona o esquema do Carioca aqui em São Paulo, como o Fabão disse, esse negócio de campeão do turno e returno não chama muita atenção - pelo menos a nossa. E sobre o Rio-SP, acho que não deveria voltar, pois não tem espaço no calendário. Bem que poderiam planejar a temporada como o Edu sugeriu, mas aí têm esses interesses do Grandona e da FOX de realizar a Sul-Americana no segundo semestre, e caso os brasileiros não participassem, a competição correria o risco de falir.

Link para o comentário

Pra falar a verdade, eu prefiro o calendario que tiver mais jogos. Os caras ganham pra porra, podiam joga bastante tbm, né?

E foi oque o Fabão disse, Campeonato Paulista do jeito que está tá legal. Mas podia ficar melhor, na minha visão. Eu deixaria classificar 8, ai fazia que nem o brasileirão (Oitavas, Quartas, Semis e Final). E depois desse campeonato teria um Torneio Rio São Paulo, envolvendo os 4 melhores dos estados, e já seria mata-mata.

Por mim tem que ter jogo de nossos clubes, toda Quarta e Domingo, é mó legal ficar na escola pensando "Putz, hj o coringão joga e vai passa na Globo" :P

Esse ano foram poucas vezes que pensei isso, já que meu time optou por jogar mais de Terça do que de Quarta. :lol:

Link para o comentário

Que classificar 8 que nada. Aí vira moleza demais... Classificar 4 tá bom demais.

E eu também gosto de jogo quarta e domingo. Esse negócio de jogo só no final de semana é um saco.

Link para o comentário

Eu tenho um plano mais polêmico para o futebol tanto na América do Sul, quanto na Europa. Nesse meu projeito, os jogos da UEFA Champions League seriam às sextas-feiras e sábados. Os jogos da Copa da UEFA seriam domingo e segunda. As ligas nacionais teriam menos clubes (e menos jogos) .

Assim como os jogos da Libertadores seriam sábado e domingo e as partidas da "Pan-Americana" seriam sexta-feira à noite (sobretudo os jogos no México), sábado (inclusive os jogos noturnos nos EUA) e segunda-feira.

Os jogos dos estaduais seriam no meio da semana.

Acho o fim da picada o "filé mignon" do futebol ser durante a semana.

--

Como postei acima, o Campeonato Brasileiro só começaria após a Libertadores.

Link para o comentário
Barril do Chavinho

Acho que poderiam ao menos fazer a final da Libertadores num Domingo às 4 ou 5 da tarde, seria bem legal.

E ainda bem que na Libertadores não é final em jogo único, porque aqui não funcionaria bem como na Europa, pois a distância entre os países são bem maiores que no velho continente.

Link para o comentário
Acho o fim da picada o "filé mignon" do futebol ser durante a semana.

mas pelo menos os jogos são a noite... não consigo imaginar um jogo da Libertadores sendo disputado a tarde...

o melhor seria se o "filé mignon" fosse aos sábados a noite... ;)

Acho que poderiam ao menos fazer a final da Libertadores num Domingo às 4 ou 5 da tarde, seria bem legal.

tá louco! seria horrível! :P

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...

Penso assim, vejam o caso do Flamengo. Com o ano político na Gávea, a falta de estrutura e possível perda de alguns jogadores importantes no meio da temporada, a tendência é que o único campeonato que o Flamengo tenha condições de vencer em 2009 é o Campeonato Carioca.

Já clubes que estão montando elenco para ganhar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, casos do São Paulo, do Grêmio, do Internacional, do Cruzeiro, do Corinthians e do Palmeiras, ganhar só o estadual é pouco.

E quem está na Libertadores deve priorizar só a Libertadores mesmo, sobretudo os times paulistas.

Link para o comentário
Barril do Chavinho

Sim, mas então isso significa que os melhores times do Brasil - no caso os que estão na Libertadores - têm que deixar a competição estadual de lado por um momento, assim acaba mesmo perdendo espaço, hoje em dia os estaduais não são nem de perto o que eram há 20, 30 ou 40 anos... Infelizmente é assim, por isso eu acho que o Paulistão deveria ser mais curto, e servir mesmo como um torneio preparatório para o Campeonato Brasileiro por exemplo.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...